[ESTUDO] Sobre o Apocalipse "A Grande Prostituta"

sábado, 23 de abril de 2011


1) A MULHER - Ap 17:1: "E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

Ap 17:2 Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

Ap 17:3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

Há uma mulher que aparece na passagem, e ela parece ser diabólica. 


Satanás usaria uma mulher.

Quem é essa mulher?

E por que uma mulher??

Ap 17:4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

Ap 17:5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

Ap 17:6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. 



Ap 19:7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

Ap 21:2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Ap 21:9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.

Ap 22:17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Dentro do próprio Apocalipse, há uma outra mulher, que é chamada de esposa.

Por que essa mulher é esposa e a outra não?

Is 62:5 Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.


2Co 11:2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

Rm 7:4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

1Co 6:15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

Ef 5:30 Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

1Jo 2:24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.

Essa mulher é uma igreja, e ela é uma esposa, por que é fiel ao seu marido.

Portanto, a mulher de Ap 17, representa também uma igreja, só que ela não é uma esposa - ela é uma prostituta - ela não tem fidelidade ao seu marido, ao contrário, ela se dá bem com todos os seus amantes e pagantes.

Então a prostituta é uma igreja, que Satanás usaria para ridicularizar na verdade. 


2) COMO É A MULHER??

E se Satanás usasse uma igreja para humilhar a verdade, como seria essa igreja?

Ap 17:4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas;

É descrito uma mulher rica, então, vemos que era uma igreja rica, muito rica.

Ap 17:4 ....e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

3) O CÁLICE DA MULHER

Por que ela tem um cálice?

O que é um cálice?

Jó 21:20 Seus olhos verão a sua ruína, e ele beberá do furor do Todo-Poderoso.

Sl 75:8 Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.

Is 51:17 ¶ Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão do SENHOR o cálice do seu furor; bebeste e sorveste os sedimentos do cálice do atordoamento.
 
Jr 25:15 ¶ Porque assim me disse o SENHOR Deus de Israel: Toma da minha mão este copo do vinho do furor, e darás a beber dele a todas as nações, às quais eu te enviarei.

Jr 49:12 Porque assim diz o SENHOR: Eis que os que não estavam condenados a beber do copo, totalmente o beberão; e tu ficarias inteiramente impune? Não ficarás impune, mas certamente o beberás.

Ez 23:33 De embriaguez e de dor te encherás; o cálice de tua irmã Samaria é cálice de espanto e de assolação.

Zc 12:2 Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.

Ap 14:10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

Ap 16:19 E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.

Cálice significa as coisas que serão dadas ou oferecidas para alguém.

Então, o cálice da prostituta representa o que ela oferece aos que a procuram, ou seja, como ela é uma igreja, esse cálice representa as doutrinas e os ensinamentos dessa igreja.

Ap 17:4 ....e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

No seu cálice havia 2 coisas – Abominação, imundícia da sua prostituição. 


A) ABOMINAÇÃO

O que é Abominação?

É aquilo que deveria ser rejeitado por ser impuro, reprovável, nojento, maldito.

Ap 21:27 E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

O verso diz que quem pratica abominação, não é salvo.

Podemos dizer então, que quem beber do cálice dessa mulher, não será salvo.

Dt 18:12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

Essa igreja, possui uma doutrina, que é abominável, que leva as pessoas a fugirem da verdade, fugirem dos mandamentos, mas de uma forma suave, tudo em nome de Deus.

Entendeu a estratégia inteligente de Satanás??

Ap 17:4 ....e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

O cálice também havia imundície

B) IMUNDÍCIE

O que é imundície?

Rm 1:24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

Imundície está ligado a todas as luxúrias e fornicações

2Co 7:1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo- nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

2Co 12:21 Que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe para convosco, e chore por muitos daqueles que dantes pecaram, e não se arrependeram da imundícia, e prostituição, e desonestidade que cometeram.

Há imundice da carne, e também a espiritual.

Mt 23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.


Rm 6:19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.

1Ts 2:3 Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;

2Pe 2:10 Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;

Imundície espiritual está ligado a espiritualidade de aparência, a fraudulência e logro, e atuar politicamente criticando autoridades.

Ez 36:25 ¶ Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.

Ez 36:26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.

Imundície espiritual está ligado a idolatria, ou, a “coração de pedra”, ausência de arrependimento ou seja – nas suas doutrinas, não é necessário arrepender-se, ou pelo menos, suas doutrinas impedem o arrependimento das pessoas.

Por exemplo, fazer as pessoas se emocionarem e falar enrolado, e depois mentir para elas, que aquela loucura foi o batismo com o Espírito Santo, e que agora elas são salvas.

Ap 17:4 ....e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

Veja que a imundície provem da prostituição dessa mulher. 



C) PROSTITUIÇÃO

Como seria a prostituição de uma igreja?

Se ela é uma prostituta, ela não tem fidelidade ao seu marido, ao contrário, ela se dá bem com todos os seus amantes, e com todos que a pagarem bem.

Também pode ser considerado que ela trocou a verdade pela mentira – prostituindo a verdade – enquanto a bíblia diz uma coisa, e essa igreja diz outra, esta igreja está prostituindo a verdade de Deus.

Prostituindo a Bíblia - Enquanto a Bíblia está escrito a mesma coisa há séculos, ela prostituiu a Bíblia, colocando outras coisas escritas a seu bel prazer na Bíblia, no lugar da Palavra de Deus.

4) A EMBRIAGUEZ

Ap 17:6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

E por que essa mulher estava embriagada com o sangue dos santos??

Is 63:6 E atropelei os povos na minha ira, e os embriaguei no meu furor; e a sua força derrubei por terra.

Embriagues significa adversidade fruto do pecado.

Por que essa mulher, que é uma igreja, assassinou muitos cristãos.

O sangue desses cristãos foi derramado, por isso, essa mulher está embriagada com o sangue dos santos. 


5) ONDE ESTÁ ESSA IGREJA??

Ap 17:3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

Ela estava montada em uma besta, com sete cabeças.

Ap 17:9 Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Esta igreja possui sua sede principal em um lugar geográfico que possui sete montanhas.

Desde os tempos mais remotos, Roma é conhecida como “A Cidade das Sete Colinas”.

Portanto, esta igreja, está estabelecida em Roma.

5) A GRANDE MÃE

Ap 17:5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

Observe que essa mulher tem o titulo de mãe.

Ela é mãe das prostituições e abominações da terra, prostituições espirituais – trocar a verdade pela mentira, e se vender para todos - e abominações espirituais – todo o tipo de doutrina falsa.

Como uma prostituta que se vende para todo o tipo de homem, ela também tem todo o tipo de filho.

Então, se trata de uma “igreja-mãe”.
 

Se é uma “igreja-mãe”, ela é mãe de várias outras igrejas, que sairam dela.

Por serem filhos, até possuem outros nomes e aparencia diferente da mãe, mas seus frutos e prática são como as dela.

CONCLUSÃO

Satanás usaria esses movimentos, representados por uma igreja, para humilhar a verdade e joga-lá por terra.

E por que uma igreja?

Essa é uma grande estratégia, por que se Satanás coloca uma igreja, e nessa igreja tem Bíblia, tem oração, tem cânticos, e tudo isso, as pessoas achariam que estão no lugar certo.

Há algumas pessoas que chegam ao ponto de dizer:

Aonde falar de Deus, pra mim, tá bom!

Falou de Deus, amém!

É melhor tomais mais cuidado, pois a Bíblia, em Ap 17 diz que Satanás usaria uma mulher, que na profecia significa igreja.

Ap 18:4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. 



Que Deus nos abençoe


 



 



  Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

O caminho da Salvação disse...

s

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...